segunda-feira, 23 de maio de 2011

Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde publica artigo premiado

Ricardo Valentim, Editor Chefe da R-BITS

A segunda edição da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde (R-BITS), editada por Ricardo Valentim e Gláucio Brandão, ambos do Departamento de Engenharia Biomédica da UFRN traz o premiado artigo: Transmissão e gravação em tempo real e em alta definição com o uso do DVTs na demonstração de procedimentos de acesso cirúrgico realizados em evento de neurocirurgia. O artigo foi considerado pelo corpo de revisores da Revista como sendo o melhor artigo da Edição.

A Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde é uma revista de orientação multidisciplinar e publica trabalhos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Área da Saúde. É um periódico de revisão pareada, de acesso livre e aberto, o qual tem publicação mínima semestral. A R-BITS é um meio internacional que visa contribuir com disseminação do conhecimento e com a produção científica na área da Engenharia e da Saúde.


Resumo do artigo

TRANSMISSÃO E GRAVAÇÃO EM TEMPO REAL E EM ALTA DEFINIÇÃO COM O USO DO DVTS NA DEMONSTRAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE ACESSO CIRÚRGICO REALIZADOS EM EVENTO DE NEUROCIRURGIA
Luis Fernando Cozin, Sidney Porcincula, Kátia Mitiko Firmino Suzuki, Paulo Mazzoncini Azevedo Marques

A utilização de software livre e da infra-estrutura tecnológica de rede de fibra óptica a 10 Gbps para garantir a transmissão de imagens médicas de uma neurocirurgia experimental em cadáver em tempo real e em alta definição no padrão de vídeo e de áudio digitais. Objetivos: Transmitir procedimentos cirúrgicos durante um evento na área de neurocirurgia, empregando-se recursos para garantir a interação por videoconferência e a plataforma de DVTS, visando a aquisição e exibição de imagens médicas com altíssima qualidade. Métodos: Preparação de dois cenários: um, na sala de cirurgia experimental, para o envio em tempo real das imagens/áudio da neurocirurgia, a partir de um equipamento de videoconferência (câmera de vídeo e microfone embutidos) e de um microscópio acoplado a uma câmera 3CCD para a captura de imagens em alta definição, transmitindo-as pelo software DVTS para um auditório; o outro, no auditório, para a recepção, a exibição em telões e a gravação digital de ambas as imagens (a proveniente da videoconferência e a capturada pelo microscópio e recebida pelo DVTS), possibilitando também a interação do público presente com o especialista em campo. Resultados: O projeto de ambos os cenários, os testes realizados e o acompanhamento nas duas localidades durante toda a neurocirurgia, o uso do DVTS, além da capacidade de banda de rede local, viabilizaram a transmissão dos procedimentos com excelente qualidade. Foram gerados dois arquivos digitais contendo a gravação da neurocirurgia, o primeiro com as imagens transmitidas por videoconferência com aproximadamente 800 MB e o segundo proveniente da transmissão por DVTS com aproximadamente 4Gb. Conclusão: Os neurocirurgiões que participaram do evento consideraram que a qualidade do vídeo mostrado nos telões foi excelente, e que auxiliaram bastante a compreensão dos procedimentos realizados pelo especialista. Destacou-se a possibilidade de acompanhar suas manobras, de identificação dos instrumentos utilizados e de interação em tempo real com perguntas e respostas durante toda a neurocirurgia.

3 comentários:

  1. Muito boa essa revista, para o Brasil, pois temos poucos veículos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda equipe. Essa Revista ainda trará muitas oportunidades e inovações para esse meio que carece de pesquisadores

    ResponderExcluir
  3. Excelente experiencia, parabenizo a equipe do Dr. Ricardo Valentim pelo material oferecido atraves da revista à comunidade academica e cientifica da área de saude e tecnologia.

    ResponderExcluir